A linguagem escolhida foi gerada automaticamente com o Google Translator, portanto poderá ocorrer erros na tradução.

Desigualdades Raciais e Covid-19

Informativo #1 Desigualdades Raciais e Covid-19: o que a pandemia encontra no Brasil?

Boletim

É com satisfação que apresentamos o projeto Desigualdades Raciais e Covid-19, desenvolvido pelo Afro – Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro – Cebrap).

Partimos de um longo acúmulo de pesquisas que vêm demonstrando que o Brasil sempre foi marcado por profundas desigualdades sociais e raciais nas mais diferentes esferas – educação, renda, trabalho, saúde, informação, violências institucionais e muitas outras. Embora a pandemia tenha colocado em evidência as enormes fragilidades do acesso à saúde no país, especialmente aos mais pobres e negros, trata-se de um fenômeno que extrapola a doença causada pelo vírus. Os âmbitos do trabalho, da educação, da renda, da violência doméstica, da violência policial, assim como dos territórios, caracterizam o desenho das desigualdades raciais na Covid-19.

A proposta deste projeto é apresentar as múltiplas dimensões das desigualdades raciais a partir dos impactos da Covid-19 na população brasileira, considerando que as desigualdades preexistentes afetam as formas como são produzidas e reproduzidas essas assimetrias neste novo contexto. Para tratar dessas questões, produziremos um conjunto de informativos, abordando as múltiplas dimensões que afetam a vida da população negra. Nosso intuito é contribuir para a compreensão dos efeitos da crise de saúde pública e dos setores sociais e econômicos nas condições de vida das populações negras brasileiras.

Relacionados

Desigualdades Raciais e Covid-19

Informativo #2 Desigualdades raciais de mobilidade e acesso a serviços de saúde de alta complexidade em São Paulo

Boletim

Desigualdades Raciais e Covid-19

Informativo #3 As desigualdades educacionais e a Covid-19

Boletim

Desigualdades Raciais e Covid-19

Informativo #4 População negra e prisão no Brasil: impactos da Covid-19

Boletim

Desigualdades Raciais e Covid-19

Informativo #5 – Mulheres negras na pandemia: o caso de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS)

Boletim